NAT faz encaminhamento de jovens aprendizes para seleção na Emgetis

Em parceria com o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), a Empresa Sergipana de Tecnologia para a Informação (Emgetis) realizou processo seletivo de Jovens Aprendizes, na manhã desta segunda-feira, 24. Cerca de 30 jovens de 16 a 18 anos participaram da seleção, aberta via edital [publicado no Diário Oficial], concorrendo a três vagas para os setores pessoal, contábil e de contratos.
NAT faz encaminhamento de jovens aprendizes para seleção na Emgetis. (Foto: Ascom/Seidh)
NAT faz encaminhamento de jovens aprendizes para seleção na Emgetis. (Foto: Ascom/Seidh)
Os encaminhamentos para a seleção foram feitos através do NAT – segundo Ana Paula Correia, gerente do departamento de pessoal da Emgetis, pela segunda vez. “Já estamos realizando este processo pelo segundo ano consecutivo, então o trabalho do NAT na seleção de candidatos para os nossos processos seletivos é de grande importância, tanto para nós quanto para os jovens”, ressalta.
Sandra Magna Carvalho, coordenadora Estadual do Trabalho e Emprego da Seidh, ressalta que o NAT tem papel essencial na intermediação de mão de obra junto aos jovens. “O NAT cadastrou e encaminhou os candidatos para a Emgetis, reforçando o compromisso do Governo do Estado na efetivação de políticas públicas voltadas para a inserção desse público-alvo no mercado de trabalho”, disse.
Ana Paula explica que a seleção partiu da necessidade de contratação de aprendizes. ”Em cumprimento à lei da aprendizagem e diante da demanda dos contratos de aprendizes que já estão para vencer em dezembro, escolhemos o NAT para fazer o processo de recrutamento dos jovens”, pontuou. Ana explica que, após passarem por uma prova com questões de conhecimentos básicos, os aprendizes são selecionados e admitidos.
Os demais candidatos compõem uma lista reserva. Os admitidos possuem contrato de 16 meses com a empresa, passando por quatro setores durante seu período de contratação. Em paralelo a isso, o jovem tem a possibilidade de fazer um curso profissionalizante, no qual relaciona a teoria à prática em sua função. “Em parceria com o sistema S, o aprendiz selecionado faz um curso de Auxiliar Administrativo simultaneamente às suas atividades dentro da Emgetis”, diz Ana.
Para Hyasmin Bittencourt, de 16 anos, a seleção foi uma oportunidade. ”Fiquei sabendo e fui atrás, porque se eu conseguir passar na seleção, será o meu primeiro emprego”. Após fazer a prova, a jovem revelou possuir muitas expectativas, diante da possibilidade de ter a bolsa como complemento da sua renda familiar. “Vai me ajudar bastante, pois preciso comprar algumas coisas e também ajudar minha família. Vou ficar mais independente”, frisou.
Celestino Santos Júnior é jovem aprendiz da Emgetis, e seu contrato vence no final deste ano. Segundo ele, a experiência adquirida foi muito importante. “Acrescentou muito, tanto na minha vida pessoal como na profissional. Como passei por diversas áreas da empresa, aprendi um pouco de tudo”. Celestino fala também sobre o curso feito no Senac, oferecido pela empresa. “Foi bastante gratificante poder ter uma experiência teórica, pois me ajudou na prática e me ajudará também na minha carreira profissional, para quando eu sair daqui, já ter uma área para seguir”, concluiu.
Ascom/SEIDH

Comentários