Temperaturas máximas irão ultrapassar os 30ºC neste fim de semana


Segundo o meteorologista Overland Amaral, este final de semana promete temperaturas máximas com médias de 32ºC (Foto: Portal Infonet)

O verão está fazendo justiça ao fato de ser a estação mais quente do ano. Segundo o meteorologista Overland Amaral, este final de semana promete temperaturas máximas com médias de 32ºC. Tanto neste sábado, 1º, quanto no domingo, 02, o tempo estará firme e com poucas possibilidades de chuvas.

“Ao longo deste fim de semana serão bem remotas as possibilidades de chuvas. Mas a partir da próxima semana haverá grandes chances de chuvas”, informa Overland Amaral. Ainda segundo o meteorologista, no verão é comum o céu ficar encoberto por nuvens que “ameaçam” chover, mas não chove. “Isso ocorre geralmente entre o final da noite e o início da manhã seguinte. Damos o nome a este fenômeno de efeito marítimo”, salienta Amaral.

Esse efeito marítimo, segundo Overland, está associado as correntes marítimas que carregam consigo bastante umidade e calor. “As partículas de água que são transportadas por essas correntes ficam durante um bom período na atmosfera”, explica. Com isso, este efeito marítimo deixa as nuvens carregadas e o céu parcialmente coberto, mas de maneira temporária. “É por isso que muitas pessoas acham que vão chover, mas acabam sendo frustadas, porque o sol, principalmente depois das 07h, surge e eliminada a possibilidade de chuvas”, afirma.

Após este fim de semana, Overland diz que as chuvas poderão interromper essa “onda de calor” a partir desta segunda-feira, 03. “Segundo os nossos registros, a partir da semana que vem haverá uma grande possibilidade para incidência de pancadas de chuvas. Mas sempre de maneira pontual e temporária”, avalia.

por João Paulo Schneider/Infontet

Comentários