Criminosos invadem e depredam as sedes dos três poderes; Lula decreta intervenção federal

 


Apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro furaram um bloqueio e invadiram o Congresso Nacional, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na tarde deste domingo, 08. Portando pedaços de pau e pedras, os criminosos depredaram as sedes dos três poderes.


Em resposta ao ato considerado como terrorista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal no Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. De acordo com o documento, a intervenção se limita à área da Segurança Pública e tem relação com “o grave comprometimento da ordem pública” no DF.


“Vocês devem ter acompanhado pelo celular de vocês a barbárie que aconteceu em Brasília hoje. Aquelas pessoas que nós chamamos de fascistas, nós chamamos de tudo o que é abominável na política, invadiram a sede do Governo, invadiram a sede do Congresso Nacional e da Suprema Corte como verdadeiros vândalos, destruindo o que encontravam pela frente. Nós achamos que houve falta de segurança e eu queria dizer que todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas”, disse o presidente durante pronunciamento.


O ato criminoso acontece uma semana após a posse do presidente Lula e dois meses desde o início dos acampamentos nas proximidades de quartéis por todo o Brasil.


Neste domingo, a Polícia Militar lançou bombas de efeito moral contra uma parte dos manifestantes que vieram do acampamento diante do Quartel-General do Exército. Ao chegarem à Esplanada, no entanto, eles se concentraram em frente ao Ministério da Justiça e logo em seguida começaram a invasão no Congresso.


Em uma publicação no Twitter, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que conversou por telefone com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.


“O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação. Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, foi expresso.


Fonte: Fan f1

Comentários