Fábio Mitidieri se reúne com Lula e defende união para impedir barbárie

 

Foto: Allan de Carvalho

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, na noite de segunda-feira, 9, de reunião convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para discutir e apoiar ações conjuntas com governadores, e com os poderes Legislativo e Judiciário, após os atos antidemocráticos que atingiram a Praça dos Três Poderes, na capital federal, no domingo, 8. O encontro aconteceu menos de 24 horas após o episódio de vandalismo.


Fábio lembrou que Sergipe enviará 40 integrantes da Polícia Militar para reforçar o efetivo da Força Nacional no Distrito Federal. Ele criticou os ataques às instituições e ao povo brasileiro, assim como defendeu a apuração rigorosa de todos os fatos, para que episódios desta natureza não voltem a ocorrer no Brasil.


"Esta foi uma primeira reunião para fortalecermos a nossa democracia depois de todo o vandalismo que vimos aqui, domingo. Os 27 governos de Estados e do Distrito Federal estiveram aqui presentes fortalecendo, ao lado do STF, da Presidência da República, do Congresso Nacional, a nossa unidade na defesa do Estado Democrático de Direito", afirmou Fábio.


"O estado de Sergipe já destinou 40 homens e mulheres para também ajudar a Força Nacional, fazendo a nossa parte. Acho que é nesse momento de dificuldade que os estados têm que mostrar a sua força e o seu apoio e foi isso que nós fizemos", comentou o governador.


O presidente Lula disse que o país não vai permitir que a democracia escape das mãos. Ao encerrar a reunião, disse que a democracia é o único regime que pode possibilitar que todas as pessoas no Brasil possam fazer três refeições por dia.


"Nós não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos, porque é a única chance de a gente garantir que esse povo humilde consiga comer três vezes ao dia, ou ter direito de trabalhar", disse Lula. Ele também afirmou que as instituições vão investigar e vão chegar até os financiadores dos atos golpistas em Brasília.


Foram a Brasília 23 governadores. Os outros quatro estados enviaram representantes. Todos os discursos no encontro foram de defesa da democracia e repúdio aos ataques do domingo, quando uma minoria radical depredou o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).


Após a reunião no Palácio do Planalto, as autoridades caminharam até o prédio do STF, a convite da presidente Rosa Weber, para observar a destruição feita na sede do Poder Judiciário brasileiro. "Temos que tirar como exemplo este fato e nos unir para que nunca mais a barbárie tente ameaçar nosso país", destacou Fábio Mitidieri, consternado com a destruição das instalações.


Também participaram do encontro a presidente do STF, ministra Rosa Weber; o presidente do Congresso Nacional e do Senado em exercício, senador Veneziano Vital do Rêgo; o presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira; entre outros ministros do Governo Federal, como o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo; e do Supremo. Representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), participou da agenda o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.


Fonte: ASN

Comentários