Rede Pública Estadual inicia calendário de matrícula escolar

 


A primeira fase da Matrícula Online da Rede Pública Estadual iniciou nesta segunda-feira, 23, e prossegue até o dia 27, completamente de forma automática. Os pais e responsáveis devem ir até a unidade de ensino onde o aluno está matriculado para assinar o termo de matrícula e atualizar o cadastro, se for necessário. Todas as informações e documentação fornecidas no ato da matrícula são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Apenas a gestão escolar terá acesso a essas informações, que ficam armazenadas em um datacenter que oferece total segurança para que o sistema seja automatizado e garanta a renovação da matrícula.


Neste primeiro dia, os responsáveis já começaram a procurar as escolas para efetivar a matrícula. No Centro de Excelência Atheneu Sergipense, os responsáveis são recebidos na sala de entrada da escola. “Foi rápido. A forma online é prática, não tenho o que reclamar”, diz Cláudia Regina, que esteve nesse primeiro dia para efetivar a matrícula do filho, antes de ir para o trabalho.


O diretor do Atheneu, Daniel Lemos, explica que a escola fez um chamado aos responsáveis nos canais de comunicação da instituição para que eles fossem até lá fazer a renovação e confirmação. “Separamos por turmas no hall da escola. É um processo rápido, dura menos de cinco minutos com a assinatura dos termos. Acontece de forma planejada”, relata.


No Centro de Excelência Ofenísia Freire, localizado no bairro Augusto Franco, em Aracaju, a confirmação da matrícula dos alunos da Rede está sendo feita de forma gradual e planejada com os responsáveis. Nesta segunda serão os alunos que foram aprovados e cursarão os 9º anos, até a sequência com os 3º anos na terça, quarta e quinta-feira. Na sexta-feira é um dia livre para receber os responsáveis que não compareceram no cronograma. “De 7h30 até as 17 horas, estamos aqui para efetivar a matrícula entre os 9º anos e o Ensino Médio”, frisa o diretor Dayvid Feitosa.


O secretário Zezinho Sobral destaca que é importante que as famílias, estudantes e toda comunidade escolar fiquem atentos às fases da matrícula e reforça que as escolas estão preparadas para iniciar o ano letivo.  “A escola pública de Sergipe tem qualidade nas salas de aula, na recepção, nos equipamentos para a nossa juventude, professores preparados e qualificados, cursos técnicos, orientação pedagógica, calendário e estrutura bem montada para receber a todos. É um grande orgulho. A escola é da comunidade e todo engajamento é essencial no processo”, avalia.


Nessa primeira fase não se faz necessário levar a documentação do aluno, já que ele faz parte do quadro de matriculados da Rede. Somente se houver a necessidade de atualizar endereço, o responsável deve levar um comprovante de residência. Também nesse momento os responsáveis assinam a ficha de matrícula e o termo de responsabilidade disponibilizado pela escola.


“No momento que o responsável legal ou estudante maior de idade confirmar a matrícula, orientamos que registre o CPF, principalmente os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. É importante para as políticas públicas”, disse a coordenadora do Núcleo Gestor da Matrícula Online, Jaqueline Andrade.


Ela lembra, ainda, que esta ação é autodeclaratória, ou seja, o próprio aluno informa o CPF no formulário, mas ressalta que ninguém será impedido de realizar a matrícula caso não declare a informação.


Acesso à matrícula


A matrícula da Rede Estadual será feita de forma online, por meio do Portal da Matrícula e compreende três momentos: primeira fase - renovação automática dos alunos matriculados da Rede Estadual, que será de 23 a 27 de janeiro; segunda fase - transferência interna entre escolas, no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro; terceira fase - de 6 a 10 de fevereiro, para alunos que querem ingressar na Rede.


Para os alunos e responsáveis que não possuem acesso à internet ou desejam fazer a Matrícula Online com o auxílio de um técnico, a Seduc orientou todas as escolas a disponibilizarem seus laboratórios para que sejam efetivadas as matrículas.


“As escolas prepararam suas equipes para receber os estudantes. Orientamos para ter sempre um funcionário de plantão nos horários de funcionamento e com acesso à internet. Lembramos que o Portal de Matrícula Online só estará disponível a partir do dia 30”, disse Jaqueline Andrade.


Fonte: ASN

Comentários