Superaquecimento em central da Oi prejudica números de emergência e urgência do Estado

 

Foto: Igor Matias

Quem tentou ligar para alguns dos números de urgência e emergência do estado de Sergipe durante a tarde do último sábado, 14, encontrou dificuldades, isso porque um superaquecimento em uma central da operadora telefônica Oi prejudicou a disponibilidade dos serviços de comunicação na área da Segurança Pública e Saúde no estado.


De acordo com o diretor da Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), o major Daniel Ribeiro Couto, assim que descoberta a falha nos números 190 (PM), 192 (Samu), 193 (Corpo de Bombeiros) e 198 (BPRv), o Ciosp ativou a sala de crise, convocando a Anatel e a comunicação do Governo do Estado, disponibilizando números para que o serviço continuasse ativo à população.


“A Anatel realizou alguns levantamentos e identificou a operadora responsável, detectando o superaquecimento na empresa que faz a comutação, ou seja, vinculação desses tri-dígitos com o prédio do Ciosp, Samu 192 Sergipe e outros locais que trabalham com situações críticas e de emergência”, afirmou o major Couto.


Com a persistência da problemática e para que a população não fosse prejudicada, números auxiliares foram disponibilizados pelo Governo do Sergipe e divulgados de forma célere. No Ciosp, a normalidade do serviço aconteceu por volta das 20 horas, já para o serviço do Samu 192 Sergipe, às 21h30. Nenhuma ocorrência grave foi identificada nesse intervalo.


Impactos

A atuação eficaz do Governo do Estado em disponibilizar novos contatos fez com que os serviços de Segurança Pública e Saúde não sofressem impactos nesse intervalo. De acordo com o superintendente da Samu 192 Sergipe, Denison Pereira, no período, cerca de 800 ligações foram contabilizadas na Central de Regulação de Urgências (CRU). “Como toda a equipe detectou rapidamente a situação, todas as unidades e hospitais regionais foram divulgados e apresentamos contatos para suprir essa falha”, admitiu.


O atendimento no Ciosp também quantificou um número considerável de ligações, em média 200 ligações, que se transformaram em 50 ocorrências, no intervalo dessas 6 horas. “Além de três celulares, existia um ambiente de atendimento por meio das redes sociais, o qual conseguimos atender três ocorrências. Normalmente atendemos 300 ligações, que podem se transformar em 100 ocorrências, o prejuízo foi reduzido com essa divulgação de novos canais de comunicação”, afirmou o major Couto.


Contatos

Na manhã deste domingo, 15, foi percebida uma nova deficiência em números da operadora TIM em relação aos tri-dígitos 190, 193 e 198. A operadora responsável segue realizando os reparos na rede para que os serviços sejam normalizados. Enquanto isso, os números anteriormente divulgados ficam disponíveis à população. Confira:


Polícia

(79) 98853-5677 (Ciosp/coordenador)

(79) 99191-3895 (unidades especializadas)


Bombeiros

(79) 99191-3863 (BPTur)


Samu 192 Sergipe

(79) 99191-6617

(79) 99191-2495


Nota pública


A Oi informa  que devido a um problema na infraestrutura de umas das suas estações em Aracaju (SE) houve um superaquecimento na central, afetando os serviços de comunicação, inclusive das áreas de saúde e segurança na tarde de ontem. As equipes de manutenção da companhia foram prontamente acionadas  para reestabelecer os serviços  o mais rápido possível.  No fim do dia,  os reparos na rede foram concluídos e os serviços foram normalizados


Segue o parecer da operadora Oi sobre o problema na sua infraestrutura ocorrido na tarde de sábado, 14. O Governo de Sergipe ressalta que, tão logo o problema foi identificado, acionou a companhia para que os serviços fossem restabelecidos imediatamente, para não causar mais prejuízos à população sergipana.


Números telefônicos temporários foram informados aos sergipanos e sergipanas em substituição ao 190, 192, 193 e 198, para que o atendimento não sofresse solução de continuidade e/ou causasse maiores transtornos durante a suspensão do serviço da Oi.


Fonte: ASN

Comentários