Prefeitura de Itaporanga monta força tarefa para ajudar famílias atingidas por fortes chuvas



Prefeitura de Itaporanga monta força tarefa para ajudar famílias atingidas por fortes chuvas

Enquanto as chuvas deste domingo (26) trouxeram alegria e esperança para os sertanejos, em Itaporanga D’Ajuda, cidade distante 30 km de Aracaju, provocaram destruição e muito prejuízo para dezenas de moradores.
Poucas horas de chuva foram o suficiente para moradores perderem moveis e até mesmo parte da casa. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Transportes, as águas invadiram casas e algumas ruas foram alagadas, deixando o acesso às comunidades praticamente intransitáveis.
“Infelizmente as chuvas das últimas horas acabaram trazendo prejuízos para esses moradores. Nossa equipe estar visitando essas comunidades para analisar os problemas ocasionados pelas chuvas e colocar em ação medidas que possam, pelo menos de imediato, amenizar o sofrimento dessas famílias, e claro, tentar consertar o que foi destruído pela natureza”, diz Fausto Sobral, secretário de Obras e Transportes.
Prefeita e os gestores visitam as comunidades mais atingidos da cidade, como Rua das Lages, Avenida José Conde Sobral, Rua Governador Arnaldo Garcez, Travessa 15 de Novembro, Rua do Cemitério, Rua da Bica, Povoado Salvadorzinho e Chindumbinha. (Divulgação)
Ao lado de secretários e engenheiros da Secretaria de Obras e Transportes, a prefeita Maria das Graças (Gracinha-PSDB) esteve logo cedo visitando as comunidades afetadas pelas chuvas e adotando medidas que visem reparar os danos causados aos moradores.
“Viemos a essas comunidades observar de perto o que realmente aconteceu. Para a nossa surpresa nos deparamos com uma situação de destruição em muitos pontos da cidade. Vamos ter que trabalhar firme para reconstruir parte da ponte que desabou, as ruas que ficaram esburacadas, e claro, ajudar as comunidades naquilo que estiver ao nosso alcance”, destaca a prefeita.
Comandada pessoalmente pela prefeita Gracinha, a equipe técnica da prefeitura visitou os locais mais afetados pelas chuvas. As localidades mais afetadas foram: Rua das Lages, Avenida José Conde Sobral, Rua Governador Arnaldo Garcez, Travessa 15 de Novembro, Rua do Cemitério, Rua da Bica, Povoado Salvadorzinho e Chindumbinha.
100 famílias foram atingidas pelas águas das fortes chuvas no município de Itaporanga durante o domingo, 26. (Divulgação)
Para agilizar o trabalho de recuperação das vias destruídas, a Secretaria de Obras disponibilizou duas Retroescavadeiras, dois Tratores, duas Caçambas e três Caminhões, além de 100 homens.
Até o início da noite desta segunda-feira a prefeitura contabilizou 100 famílias atingidas pelas fortes chuvas e duas desabrigadas. As famílias desabrigadas estão alojadas no Ginásio de Esportes do município até que a prefeitura encontre casas que estejam disponíveis para aluguel.
DNIT
No final da tarde, o responsável pelo Departamento de Engenharia do DNIT, Carlos Alberto Sarmento, esteve no local e se comprometeu em receber uma comissão de moradores no órgão para discutir os problemas ocasionados também com a duplicação da BR-101. Os moradores acreditam que as obras de duplicação da rodovia federal impediram o percurso natural das águas. Na reunião, ficou definido que será formada uma comissão de moradores com representantes da Prefeitura para definir uma data para uma audiência no DNIT.
O chefe de Engenharia do órgão aconselhou os moradores a elaborarem um levantamento social das famílias que perderam geladeira, fogão, sofá e outros bens móveis, para serem possivelmente indenizadas pela Queiroz Galvão, empresa responsável pelas obras de duplicação da rodovia.
Aproveitando o encontro com os moradores, o engenheiro do DNIT também confirmou que a desapropriação de 22 casas da Rua do Cemitério já está assegurada, inclusive, com o dinheiro já disponível para indenização.
Clique aqui e veja a galeria de fotos no Facebook
Da T.Dantas Comunicação.

Comentários