Quadrilhas de Estância vão à semifinal do Levanta Poeira



Quadrilhas de Estância vão à semifinal do Levanta Poeira


Fredson Navarro e Flávio Antunes, do G1 SE, em Estância
Pé Duro vence na segunda noite do Levanta Poeira 2013 (Foto: Flavio Antunes / G1)
Mais duas quadrilhas juninas foram classificadas e garantiram vaga na semifinal do Levanta Poeira, o Concurso da TV Sergipe. Na segunda etapa classificatória realizada na noite deste sábado (25) no município de Estância, localizado a 68 Km de Aracaju, as quadrilhas Pé Duro e Estrela Juninar receberam as notas mais altas dos jurados e foram classificadas após apresentação na quadra do Colégio Estadual Senador Walter Franco.
Na primeira eliminatória foram classificadas Balanço Nordestino, de Salgado, e Raízes do Sertão, de Divina Pastora.
Apresentador do Levanta Poeira ganha beijo em barraca (Foto: Flavio Antunes)
A grande campeã da noite foi Pé Duro que conquistou 353,9 pontos dos jurados. Em segundo lugar ficou Estrela Juninar com 322,6 pontos. Foram eliminadas as quadrilhas Xodó na Roça (295,6 pontos), Milho Verde (286,3 pontos) e Unidos Arrasta-pé (262,9).
O concurso está sendo realizado pela TV Sergipe, G1 e FM Sergipe e organizado pela Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Sergipe (Fequaju-SE). A apresentação está sob o comando do apresentador Pierre Feitosa. “É muito bacana apresentar esse lindo concurso que enriquece a cultura sergipana, me divirto muito”, garante.
“O concurso continua sendo o maior de quadrilhas juninas de Sergipe e nesta edição está sendo realizado em nove cidades diferentes, é uma oportunidade para levar a cultura para diversas regiões”, comemora Fernando Petrônio.
Quadrilha Xodo na Roça abre segunda noite do Levanta Poeira (Foto: Flavio Antunes / G1)
A primeira quadrilha que se apresentou nesta noite foi Xodó na Roça, do município de Poço Verde, com o tema ‘Povo nordestino um raio de sol para o mundo’. Os quadrilheiros dançaram e empolgaram o público fazendo o caracol.
Quadrilha Milho Verde colocou o publico para dançar o xote no Levanta Poeira (Foto: Flavio Antunes / G1)
Em seguida se apresentou a quadrilha Milho Verde, de Itaporanga D’Ajuda, com o tema ‘Da pesca ao reisado, o casamento apaixonado’. O ponto alto da apresentação desta quadrilha foi o casamento com muita emoção e festa. Depois da cerimônia, os noivos convidaram todos para comemorar com muita música e arrasta-pé fazendo um grande arraial. “A quadrilha comemora 18 anos e fez uma apresentação muito rica com detalhes da nossa cultura e tradição. Contamos a história de um pescador e uma dançarina de reisado que se apaixonaram no período junino”, explica o marcador Sandro Morais.
Unidos do Arrastape inova com coreografia no Levanta Poeira 2013 (Foto: Flavio Antunes / G1)

A quadrilha Unidos do Arrasta-Pé, também de Itaporanga D’Ajuda, entrou na quadra do ginásio com muita animação, os quadrilheiros trouxeram a tradicional barraca do beijo com o tema ‘Sou nordestino sim’ e foi muito aplaudida pelo público.
As duas últimas quadrilhas que se apresentaram foram as mais aguardadas da noite, as donas da casa, Pé Duro e Estrela Juninar.
Pé Duro passa para as semifinais do Levanta Poeira 2013 (Foto: Flavio Antunes / G1)
A primeira a ser ovacionada pelos conterrâneos foi Pé Duro, que se apresentou comemorando 30 anos de tradição. A quadrilha participa pela oitava vez do Levanta Poeira. Em 2013 eles se apresentaram com o tema ‘Dos elementos às dádivas dos alimentos’ e fizeram homenagens a agua, terra, fogo e ar.
Estrela Juninar passa para as semifinais do Levanta Poeira 2013 (Foto: Flavio Antunes / G1)
Estrela Juninar encerrou as apresentações da segunda classificatória do Levanta Poeira com chave de ouro. Eles trouxeram como tema ‘Quando uma estrela no céu brilhar e chamar sua atenção é noite de São João’ e empolgaram a plateia com o marcador Fagner Souza cantando e animando os quadrilheiros.
“Nossa apresentação enaltece os ritmos nordestinos xote, xaxado, ciranda, baião e marchinhas de arrasta-pé que são personagens da cultura junina. O enredo retrata o cotidiano sofrido dos nordestinos e realidade do sertanejo”, explica.
O corpo de jurados da etapa classificatória é composto pelo jornalista Glauco Vinícius, bailarino Nelson Santos, figurinista Altair Santos e pelas agentes culturais Simone Souza e Marta Moreira

Comentários