Aldeias são atingidas por enchente que já afetou 5 mil famílias no AC


Seis aldeias foram atingidas pelas águas do Rio Tarauacá. 
Nível do rio atingiu seus 12 metros na manhã desta segunda-feira (17).

Cheia do Rio Tarauacá já atinge mais de 5 mil famílias (Foto: Josenir Melo/ Arquivo pessoal)Cheia do Rio Tarauacá já atinge mais de 5 mil famílias (Foto: Josenir Melo/ Arquivo pessoal)
Considerada 'atípica', a enchente do Rio Tarauacá que atinge o município de mesmo nome já desabrigou seis famílias indígenas, no interior do Acre. Destas, duas estão alojadas no abrigo municipal da cidade, segundo o prefeito Rodrigo Damasceno. A enchente já atingiu 5 mil famílias no município e mais de 200 pessoas estão alojadas no abrigo municipal da cidade. Essa é a sexta enchente que atinge a cidade em 2014. 
O prefeito explica que todas as aldeias foram atingidas pelas águas do rio, mas que só duas famílias foram encaminhadas para o abrigo. Algumas famílias continuam na aldeia ou em casas de parentes na cidade.
"Está sendo um susto para eles [índios]. Todas as aldeias às margens do rio já foram invadidas pelas águas. A população ribeirinha também está sofrendo com a perda de plantações e materiais", disse.

Os seis bairros atingidos pelas águas do Rio Tarauacá tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso na tarde deste domingo (16). De acordo com o Rodrigo, uma equipe da Eletrobras da capital esteve no município para fazer o corte da energia nos bairros alagados.
Ainda de acordo com o prefeito, as equipes não sabem quantas famílias ribeirinhas permanecem às margens do rio.
Seis aldeias foram atingidas pela enchente  (Foto: Divulgação Defesa Civil)Seis aldeias foram atingidas pela enchente (Foto: Divulgação Defesa Civil do Acre)
"Ontem à tarde a luz foi cortada nesses bairros, porque os contadores estão submersos. É uma medida de segurança para evitar acidentes nesses lugares", explica Damasceno
Na manhã desta segunda-feira (17) o nível do Rio Tarauacá atingiu seus 12 metros, 3 metros acima da cota de transbordamento. No domingo, a prefeitura do município decretou estado de emergência.

Comentários