Inscrições abertas para a Campanha do Pão Francês

Já estão abertas as inscrições para a “Campanha de Melhoria da Qualidade do Pão Francês”. Os panificadores que quiserem participar devem solicitar a ficha de inscrição no email atendimento@contreine.com.br até o dia 30 de abril de 2015. Até o momento mais de 30 empresas já estão inscritas. A proposta é estimular a melhoria da qualidade do Pão, resgatando os valores dessa referência do setor panaderil.


Segundo Antonio Carlos Araujo, presidente do Sindicato de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe, podem participar micro e pequenas empresas formalizadas, sediadas em Sergipe. “Em 2014 tivemos aproximadamente 50 empresas de Aracaju e região metropolitana inscritas na campanha. Esse ano a ação é aberta para todo o Estado e a expectativa é que mais de 100 empreendimentos participem”, explica Antonio Carlos.

Toda panificação ou confeitaria pode participar, sindicalizada ou não. No momento da inscrição o empresário indicará um profissional (padeiro) responsável pela elaboração do produto, que também concorrerá à premiação e título. Trata-se de uma campanha inovadora, lançada pela primeira vez no ano passado, com inscrição gratuita. “O panificador que participa só tem a ganhar, pois estará trabalhando para melhorar a qualidade do seu principal produto, o pão francês”, destaca o consultor Alércio Guerra.

Capacitação

No dia 28 de abril, das 14h às 17h, será dado o curso sobre o pão francês no Moinho Sarandi. “É uma maneira dos profissionais se prepararem ainda mais para o evento”, alerta Alércio Guerra. O conteúdo da capacitação é desenvolvido obedecendo às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Campanha

A Campanha será realizada em duas etapas, a primeira será classificatória e a segunda finalista. Só serão permitidas amostras de Pães do tipo Francês, conhecidos regionalmente como Pão Jacó, na gramatura de 50 gramas, com tolerância de 5 gramas pra mais (55 gr) ou pra menos (45 gr). Cada participante irá apresentar no dia e hora marcados dez amostras do Pão ao Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes.

Os critérios analisados para avaliação da qualidade do pão são sete: Coloração, Pestana, Crocância, Miolo, Lastro, Sabor e Aroma. “Cada critério valerá dez pontos, portanto, a pontuação máxima que cada empreendimento poderá atingir será de 70 pontos. Para classificação, a pontuação mínima permitida será de 35 pontos, ou seja, média de 50% de todos os indicadores exigidos”, destaca o Presidente do SINDIPAN.

Premiação

Além dos títulos, tanto empresários quanto padeiros serão premiados. Empresário que conquista o primeiro lugar receberá 20 sacas de farinha de trigo, o segundo 15 sacas e o terceiro colocado 10 sacas. O Padeiro vencedor receberá um notebook, o segundo colocado um tablet e o terceiro uma bicicleta.

A Campanha do Pão Francês é uma ação do SINDIPAN, em parceria com a ABIP, ITPC, FIES, Sarandi e Unit, realização Sebrae. Informações e inscrições pelo email atendimento@contreine.com.br , telefone (79) 3041-8569.

Informações do Portal Agência Sebrae de Noticias.

Comentários