Prefeitura de Itaporanga lança Programa Mais Sopa no Povoado Chã


O Programa Mais Sopa, idealizado pela Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, foi realizado nesta sexta-feira (24), no Povoado Chã. Este é o primeiro povoado a ser contemplado com o programa social.
Foto: Ascom
No Povoado Chã, o programa atendeu aproximadamente 150 famílias, sendo crianças, gestantes, adultos, idosos e pessoas com deficiência, todas em situação de vulnerabilidade quanto à insegurança alimentar.
O Programa Mais Sopa congrega ações socioeducativas junto às famílias, prestando informações e orientações sobre segurança alimentar, direitos socioassistenciais, através de dinâmicas, rodas de conversas, relato de histórias, apresentações de vídeos, entre outros.
De acordo com a coordenadora social Elma Regina, a sopa, que será entregue semanalmente no Povoado Chã, além de ter acompanhamento nutricional, tem sabores variados.
Foto: Ascom
“Estamos estendendo o Programa Mais Sopa para os povoados, sendo o Povoado Chá o primeiro a ser escolhido para receber o programa. Inicialmente, estamos atendendo aproximadamente 150 famílias pelo programa, que distribuirá sopa uma vez por semana. Essa sopa é dada em um caldeirão padronizado, que ainda vem acompanhado de pães. É uma sopa de primeira qualidade com variados sabores, como charque, legumes, carne e frango”, explica a coordenadora, acrescentando que a comunidade do Povoado Chã ainda poderá receber mugunzá ou arroz doce uma vez por semana.
A dona de casa Maria Edileuza, de 47 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura e aprovou a qualidade da sopa entregue à população.
“Muito boa essa iniciativa da Prefeitura em trazer esse programa também para os povoados. E posso afirmar, sem a menor dúvida, que a sopa é realmente de uma qualidade excelente. E o melhor de tudo é que a cada semana teremos um sabor diferente, isso é bom demais. A nossa prefeita Gracinha é realmente a mãe dos pobres de Itaporanga, pois somente ela é quem se lembra desse povo carente”, reconhece a dona de casa.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha), que foi bastante aplaudido pela comunidade local, destacou a importância do Programa Mais Sopa nos povoados.
Foto:Ascom

“Como já disse em outras oportunidades, o Mais Sopa é um programa que faz parte da nossa política pública voltada ao resgate social e à promoção humana. Um programa social que criamos na nossa primeira gestão e que ficou esquecido pelo meu antecessor, mas agora resgatamos para atender os anseios do nosso povo. Estamos estendendo o programa para os povoados, porque entendemos que uma grande parcela de pessoas carentes está na zona rural. Por isso, tivemos essa ideia de estender o programa para alcançarmos mais famílias necessitadas. O Povoado Chá é o primeiro, mas outros povoados também serão beneficiados pelo programa”, salienta a prefeita.
As famílias cadastradas foram selecionadas através de um levantamento realizado pela Secretaria de Assistência Social. Todas elas atendem os requisitos básicos para terem direito ao benefício alimentar.
O Programa Mais Sopa, que foi aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional, é custeado com recursos próprios do município.
Prestígio
Além da comunidade local, o lançamento do Programa Mais Sopa no Povoado Chã foi prestigiado por autoridades municipais e lideranças comunitárias. Além da prefeita Gracinha e da coordenadora social Elma Regina, compareceram ao lançamento do programa os secretários municipais: Cesar de Bebé (Agricultura, Comércio e Indústria), Thiago Luduvice (Governo), Francinaldo Alves (Esportes). A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores: Tonho de Luquinha e Gordo Propaganda.
Os líderes comunitários: Reginaldo Gomes e Ricardo Possidônio, suplente de vereador, também prestigiaram o evento.


Informações da Ascom.

Comentários