Exército monta tenda hospital de campanha em frente ao Huse

A direção do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) afrima que a greve dos médicos do município de Aracaju tem contribuído com a sobrecarrega nos atendimentos. Neste sábado (22), gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar (FHS) traçaram um Plano de Contingência e acionaram o Comando do Exército, Militares do 28º Batalhão de Caçadores (28BC), para a instalação da tenda hospitalar na porta do Pronto Socorro (PS) do maior hospital público de Sergipe.
Exército na montagem da tenda hospitalar (Foto: Ascom/SES)
Exército na montagem da tenda hospitalar (Foto: Ascom/SES)
“A tenda, que possui todos os padrões de Hospital de Campanha, as mesmas usadas em situações emergenciais, contará com poltronas, suportes de soro, cadeiras fixas, pias, insumos estratégicos e medicações para uso básico,  além de toda uma estrutura para garantir tranquilidade às nossas equipes”, explica a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.

“Será um espaço para a retaguarda  dos atendimentos rápidos, característicos dos postos de saúde como hidratação, medicação, aplicação de aerosol, etc. Estamos já viabilizando toda a logística de profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e segurança para este período preocupante, até para diminuir a sobrecarga dos profissionais de saúde que estão de plantão no HUSE”, afirma Conceição.

Espera-se que a medida viabilize atendimento aos pacientes de baixa complexidade e diminua a sobrecarga no Pronto Socorro do Huse, que só neste sábado (22) realizou 352 atendimentos totais das 0h às 15 horas. Desses, 311 foram considerados de baixa complexidade e seriam resolvidos nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas).

Do G1 SE

Comentários