Novembro Azul: “o câncer de próstata é grave, mas se detectado no início é altamente curável”


Foto: Fan F1

Novembro é o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata. Para marcar a data o Jornal da Fan, entrevistou na manhã desta sexta-feira, 1º, o urologista Davi Arimatéria do Decós Day Hospital . Ele esclareceu algumas dúvidas e orientou a população masculina quanto ao que deve ser feito para se evitar a possibilidade de desenvolver a doença.

Segundo o especialista, o câncer de próstata é uma doença grave, mas que se detectado no início é altamente curável, as chances de cura chegam a 95%.

“Para se detectar a doença em seu estágio inicial não há outro caminho que não seja a prevenção. É preciso fazer exames periódicos.Eles são determinantes para descoberta rápida. O ideal é que o homem passe a fazer exames anualmente a partir dos 50 anos. Esses exames são o PSA e o de toque. Para quem já tem casos de câncer na família ou é da cor negra, o aconselhável é que esses exames sejam feitos a partir dos 45”, informou.

Fora dessa faixa etária também é possível desenvolver câncer, mas as chances são bem menores. “Elas aumentam diante da fimose (excesso da pele que envolve o pênis). Para homens que possuem esse problema, a higienização muitas das vezes é complicada e sujeira no pênis pode desencadear um câncer” alertou.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) pelo menos 700 novos casos de câncer aparecerão em Sergipe este ano. Portanto, é importante ficar atento e se prevenir.

Fonte: Fan F1

Comentários