Lixo toma conta das ruas na cidade de Pirambu, SE

Lixo toma conta das ruas na cidade de Pirambu, SE

Cidade está sem coleta por falta de pagamento de serviço.
Atual administração culpa orçamento da gestação anterior.

Do G1 SE
Comente agora
Os moradores da cidade Pirambu, a 76Km de Aracaju, reclamam da situação do lixo que está espalhando em vários pontos da cidade.

Segundo eles, o problema em relação à coleta começou a mais de 10 dias, quando a empresa que é responsável pelo serviço paralizou suas atividades. “A cidade está insuportável pelo mau cheiro”, diz um morador.

A prefeitura informou que são recolhidas mais de sete mil toneladas de lixo e que a dívida com a empresa que faz ia a coleta já chega a quase R$ 200 mil. Por isso, o serviço foi suspenso. De acordo com administração municipal, a forma como o orçamento do município para 2013 foi aprovado, no final da gestão passada, é o que está impedindo a prefeitura de fazer o remanejamento de verbas para regularizar a situação. “ Pelo orçamento que foi aprovado foi apenas R$ 46 mil para a coleta e transporte de lixo. Valor insuficiente, que não dá nem para um mês. Esse é um contrato que vem desde a administração passada. Na realidade, ela subestimou os gastos para o ano de 2013”, explicou o secretario de finanças, Flávio Prado.

O secretario de governo, Carlos Amaral disse que o prefeito já encaminhou à Câmara de Vereadores, um projeto na tentativa de aumentar o índice de dotação suplementar. “ No dia 16 de abril foi encaminhando um projeto a Câmara para que pudéssemos sanar alguns compromissos que tínhamos, como a coleta de lixo, a merenda escolar, o transporte escolar e a parte social, que hoje está completamente prejudicada dentro do município porque também não temos dotação para atender os carentes. Aguardamos que a Câmara seja sensível, para que venha a aprovar pelo menos a metade daquilo que o prefeito solicitou”.

Comentários