Samu abre inscrições para curso de atendimento pré-hospitalar

Samu abre inscrições para curso de atendimento pré-hospitalar


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) abriu as inscrições para o 18º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Gratuita, a capacitação vai oferecer 14 vagas para estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem, divididas em igual quantidade para as duas áreas.
De acordo com o edital de seleção, o Curso de APH é válido como atividade extracurricular acadêmica e vai durar oito meses, em um total de 640 horas.
O gerente do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa, explica que essa capacitação acontece duas vezes por ano desde 2003, tendo formado mais de 230 alunos, sendo muitos deles atuais trabalhadores do Samu ou da própria Rede Hospitalar de Saúde.
“O Samu Sergipe é pioneiro em oferecer este curso para um público externo, uma capacitação bem diferente porque proporciona ao aluno uma experiência direta com o atendimento pré-hospitalar, ensinando a prestar os primeiros atendimentos às vítimas de acidentes. Este é o mesmo curso que os profissionais do Samu fazem antes de começar a trabalhar no serviço e o certificado é válido em todo o Brasil”, explica.
O processo seletivo é composto por três etapas: uma prova de múltipla escolha, análise de currículos e entrevista. Só podem se inscrever no curso os alunos de Medicina que estejam devidamente matriculados partir do sexto período e que tenham cursado ou estejam cursando as disciplinas: ‘Propedêutica e Bases da Técnica Cirúrgica’ (UFS) e ‘Habilidades Médicas e Habilidades Cirúrgicas’ (Unit). Para os estudantes de Enfermagem, que estejam matriculados nas disciplinas ‘Enfermagem em Pronto Socorro’ (UFS) ou ‘Saúde do Adulto II’ (Unit/Fase).
Os candidatos aprovados vão passar por aulas teóricas, treinamentos práticos, plantões de acompanhamento das equipes do Samu, entre outras atividades relacionadas com traumas nas vias aéreas/ventilação e choque hemorrágico, trauma torácico e trauma abdominal, traumatismo crânioencefálico (TCE) e traumatismo raquimedular (TRM), além de traumas em gestante, queimaduras e lesões elétricas, acidente com múltiplas vítimas, reanimação cardiorrespiratória, imobilização, massagem cardíaca e imobilização com colar cervical.
“É importante destacar que o curso só é destinado para os estudantes de Medicina e Enfermagem das Instituições de Ensino Superior de Sergipe, credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Todo o curso não atrapalha o horário de aula, porque é ministrado em horários alternativos”, esclarece.

Comentários