Geração de empregos no turismo em Sergipe superou Alagoas e a Bahia, comemora Valadares

Geração de empregos no turismo em Sergipe superou Alagoas e a Bahia, comemora Valadares



   Senador destaca implantação de 90 novos empreendimentos.  (Foto: Reinaldo Ferrigno)
Senador destaca implantação de 90 novos empreendimentos. (Foto: Reinaldo Ferrigno)
“Dados da Organização Internacional do Trabalho apontam que 01 em cada 12 empregos no mundo é gerado diretamente pelo turismo, com efeito multiplicador de 1,5 posto de trabalho em outros setores da economia”. A informação foi dada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB), durante a realização do Seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo, na última sexta-feira (09).
Com o Seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo, – realizado pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado Federal e presidida pelo senador Valadares -, Sergipe conquistou vários investimentos, entre eles: a assinatura da licitação da primeira etapa do Canal de Xingo, no valor de R$ 6,7 milhões; a assinatura de convênio entre o ministério do Turismo e o Governo de Sergipe para a ampliação do Centro de Convenções – CIC, estimada em R$ 20 milhões; o
anúncio da publicação no Diário da União da autorização da reforma e ampliação do Aeroporto Santa Maria; além de investimentos na sinalização da capital, beneficiando diretamente a Prefeitura Municipal de Aracaju.
Valadares revelou que o mercado turístico envolve um bilhão de viajantes e mais de U$ 3 trilhões por ano. “No Brasil, em nosso mercado doméstico, um contingente de mais de 60 milhões de pessoas viajou pelo país, no ano de 2012”.
O senador evidencia o potencial turístico da região Nordeste e ressalta a necessidade de maiores investimentos. “Dotada de elementos naturais, geográficos e culturais únicos – ao mesmo tempo em que busca a superação de desigualdades-, a região Nordeste surge como destino turístico nacional por excelência, cujo gigantesco potencial ainda não se encontra explorado em toda a sua dimensão”.
Sergipe - Neste contexto, Valadares destaca o potencial turístico sergipano. “O turismo é a segunda atividade que mais gera emprego em Sergipe, sendo responsável por quase 20% do total de postos de trabalho, só perdendo para a construção civil.”
O parlamentar revela que somente em 2012 foram gerados 2,3 mil empregos diretos, representando um aumento de 5,75% em relação a 2011, superando os vizinhos estados da Bahia e de Alagoas. Ele também comemorou a implantação de noventa novos empreendimentos no setor em Sergipe.
“Hoje, portanto, o turismo em Sergipe já é uma referência consolidada para a economia do Estado”, avaliou.
Por Eliz Moura, assessoria de imprensa
Gabinete Senador Antonio Carlos Valadares

Comentários