Internos fogem durante princípio de rebelião no Cenam em Aracaju

Internos fogem durante princípio de rebelião no Cenam em Aracaju

Denise Gomes, do G1 SE
Dois internos fugiram do Centro de Atendimento ao Menor, em Aracaju (SE), durante um princípio de rebelião no final da madrugada desta quinta-feira (19). Dois agentes de segurança e medidas socioeducativas foram agredidos pelos internos, que conseguiram acessar o telhado da unidade por volta das 5h da manhã.
A polícia foi acionada pelos agentes e homens do Batalhão de Choque iniciaram as buscas em um matagal, nos fundos da unidade, por onde os jovens fugiram. O helicóptero do Grupamento Tático Aéreo também foi acionado e sobrevoou a área, no entanto, após
 Fuga foi registrada por volta das 5h da manhã (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)

Fuga foi registrada por volta das 5h da manhã
(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
De acordo com a polícia, uma confusão foi notada pelos agentes por volta das 4h30 da madrugada em uma das alas da unidade. O motivo seria a localização e apreensão de seis celulares e 300g de maconha, que estavam com os jovens. Dois agentes foram até a ala para tentar negociar e acalmar os jovens, no entanto, eles foram agredidos fisicamente.
Um dos agentes teve o braço quebrado e o outro um ferimento na cabeça. Eles foram por conta própria até o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), nas imediações do Cenam, na Zona Oeste, onde foram atendidos e por volta das 6h20 retornaram à unidade.
Muito abalados com o ocorrido eles não quiseram dar entrevista, mas disseram que a insegurança é constante e o número de agentes de medidas socioeducativas é insuficiente para o de adolescentes internos. Segundo presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e Medidas Socioeducativas Sidney Guarany, atualmente, a unidade abriga 84 internos, sendo que a capacidade é de 40 adolescentes. Na Unidade de Internação Provisória de Sergipe (Usip) não é diferente. São 62 internos, quando a capacidade das instalações é para 54. “Segundo as normas, o correto seria um agente para cada cinco jovens, no entanto, temos um profissional para cada 16”, afirmou.
Por volta das 6h30, a situação foi controlada dentro do Centro de Atendimento ao Menor, segundo a polícia. Porém, mesmo assim, viaturas permaneceram em frente ao prédio.

Comentários