Polícia prende agentes de presídio e estudante de direito em operação


Polícia prende agentes de presídio e 



estudante de direito em operação


Eles eram facilitadores de quadrilha que age no presídio Barra da Grota.
Os detentos comandavam o tráfico de drogas no norte do estado.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera
3 comentários
No total, 11 pessoas foram presas, em operação da Polícia Civil, em Araguaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)No total, 11 pessoas foram presas em operação
da Polícia Civil, em Araguaína
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A operação 'Barra da Grota', da Polícia Civil, prendeu na madrugada desta sexta-feira (20), em Araguaína, 11 pessoas suspeitas de corrupção no presídio Barra da Grota. Entre elas, quatro presidiários que comandavam de dentro da unidade o tráfico de drogas no norte do estado.
Rafael Martins Costa, de 21 anos, cursa o oitavo período de direito e trabalha como estagiário em um escritório de advocacia de Araguaína. Ele foi um dos presos na operação. Segundo a polícia, ele tinha acesso a processos de detentos do presídio Barra da Grota. O estudante é suspeito ainda de envolvimento na compra de drogas e de armas fora do presídio.

Os policiais também cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de uma estagiária do fórum do município. Segundo as investigações, ela repassava informações para o estudante Rafael sobre processos que corriam em segredo de justiça.
Quatro agentes da empresa que administra o presídio são suspeitos de facilitar entrada de droga (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Quatro agentes da empresa que administra o
presídio são suspeitos de facilitar entrada de
drogas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Escutas telefônicas apontam o envolvimento de detentos do Barra da Grota, são eles: Jardiel dos Santos Lopes, o TCO; Nilson Batista, o Xenon; Deve Danes Alves, conhecido como Paraná; e Carlos Alessandro Duarte, o 'Sangue Bom'. Eles são suspeitos de integrar duas facções criminosas e tinham ligação com o estudante.
Quatro agentes de ressocialização da empresa Umanizzare, que é responsável pela administração do presídio, tiveram a prisão preventiva decretada. José de Arimeteia Ferreira Lira, de 39 anos, foi preso em casa, no setor Itapuã, e Josivan Vieira da Silva, de 27 anos, também foi preso em casa, no setor Araguaína Sul. Daniel Batista e Paulo Costa Sales foram presos no presídio. Paulo é auxiliar de supervisão. Os quatro são suspeitos de facilitar entrada de objetos no Barra da Grota.
Parte da droga encomendada pelo grupo era comprada em uma casa, que fica no setor Parque Sonhos Dourados. Wallisson Miguel de Oliveira, de 25 anos, e a mãe dele Magna Lúcia Oliveira, de 45 anos, foram presos acusados de tráfico de drogas.
Wallisson Miguel de Oliveira e a mãe dele Magna Lúcia Oliveira também foram presos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Wallisson Miguel de Oliveira e a mãe dele Magna
Lúcia Oliveira também foram presos
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Investigações
As investigações começaram depois da prisão da mulher de um traficante, no fim do mês de outubro. Pelo aparelho celular do marido dela os agentes descobriram o número de uma pessoa, o estudante Rafael, que mantinha contato diário com um preso da unidade. Os agentes confirmaram pelo telefone dele a existência de duas facções criminosas dentro do presídio e um esquema de compra e venda de drogas e armas e a facilitação da entrada de aparelhos de celular com apoio de agentes da empresa terceirizada.

Operação
A investigação é comandada pela delegada de Colinas do Tocantins, Olodes Maria Freitas. "A polícia de Colinas está fazendo esta investigação há muitos meses e com o desdobramento dela nós chegamos em alguns traficantes de Araguaína". 
Em nota, a Umanizzare diz colaborou com a Secretaria dos Direitos Humanos e com o serviço de inteligência da polícia na investigação alguns agentes de ressocialização suspeitos de facilitar a entrada de itens ilícitos nas dependências da unidade. A nota diz ainda que os funcionários contratados pela empresa passam por rigorosa seleção, treinamento e apresentam todos os documentos que comprovem idoneidade.

Comentários