Dia de Combate a Cegueira será realizado em Itaporanga


Serão disponibilizadas consultas gratuitas nos dias 10 e 11
Iniciativa terá consultas gratuitas (Foto: Arquivo Portal Infonet)
A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Instituto de Olhos de Sergipe, realiza nos dias 11 e 12 de novembro, no Ginásio de Esportes João Alves Filho, o Dia de Combate a Cegueira. Na terça e quarta-feira serão disponibilizadas consultas gratuitas com especialista para identificação do glaucoma.
Pessoas acima de 40 anos ou que tenham algum parente portador do glaucoma devem comparecer ao evento, munidas de cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Diagnosticada a doença, o paciente receberá tratamento gratuito através do Instituto de Olhos de Sergipe e da Secretaria Municipal da Saúde.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Elisônia Lisboa, o evento é uma ação fruto do esforço da prefeita Gracinha e dos profissionais de saúde do município. Ela salienta a importância da realização do exame como forma de prevenção e detecção da doença.
“É importante a gente frisar que este mutirão, podemos dizer assim, só será possível graças ao empenho da nossa prefeita que não mediu esforços para sua implementação e, claro, a dedicação e o empenho dos nossos profissionais de saúde. Por isso, convidamos as pessoas a comparecerem ao ginásio de esportes pra que elas sejam submetidas aos exames. E sendo detectado o glaucoma, o paciente será tratado gratuitamente por uma equipe de profissionais”, explica a secretária.
A Doença
É caracterizada como uma lesão progressiva dos nervos óticos, responsáveis por levar os impulsos luminosos ao cérebro. Em um primeiro momento, a pessoa percebe o começo da perda da visão lateral e, em um segundo momento, manchas podem se formar na parte frontal do olho. Em seguida, as manchas nos olhos podem aumentar, desencadeando o último estágio da doença, que pode culminar na perda total da visão.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a principal causa da cegueira irreversível, atingindo cerca de 65 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo, sendo que, a cada ano, surgem mais 2,4 milhões de casos. Existem no Brasil, cerca de um milhão de portadores de glaucoma.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários