Huse já registrou 1.176 casos por intoxicação este ano

O Centro de Informação e Investigação Toxicológica (Ciatox) é um serviço disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento, prevenção, diagnóstico de pessoas vítimas de intoxicação por produtos tóxicos, animais peçonhentos, plantas venenosas, entre outros. O serviço, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), está localizado no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
Fotos: Ascom/SES
Fotos: Ascom/SES
O Ciatox oferece respaldo técnico às equipes que atuam nos prontos-socorros de hospitais da rede pública e privada no que diz respeito às intoxicações. O serviço funciona com uma equipe multidisciplinar de médicos, farmacêuticos, médicos veterinários, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No último semestre deste ano, foram registrados 1.776 casos intoxicação.
“Entre as principais intoxicações, as por envenenamento são causadas por toxinas naturais de e animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões), com 499 casos registrados. Já as intoxicação por plantas representaram quatro casos”, afirma o coordenador do Ciatox, Antônio Venâncio.
Somente este ano o Ciatox já atendeu 21 vítimas de animais não peçonhentos, 472 casos por abuso de drogas e 42 casos de intoxicação alimentar.
Orientação
Já as intoxicações por raticida contabilizaram sete casos, 17 por produtos cosméticos, 23 por produtos de limpeza e 178 por medicamentos.
“É importante que pais redobrem os cuidados com as crianças em casa. Elas devem ser fiscalizadas. Remédios, material de limpeza e outros produtos devem ser mantidos fora do alcance delas para evitar uma ingestão ou contato com os produtos. Se a criança apresentar tontura, vômito, sonolência, apatia, boca salivando ou agitada demais, pode estar com alguma intoxicação”, informou o coordenador do Ciatox.
O Serviço
O Ciatox faz parte da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat). O serviço é coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), integrando uma rede formada por 35 unidades em 18 Estados e no Distrito Federal.
A coordenação do Ciatox faz uma orientação para as pessoas vítimas de uma intoxicação ou suspeita dela. O contato é gratuito e deve ser imediato pelo telefone 0800 722 6001 e encaminhar o paciente para o Huse. Além do 0800, o Ciatox disponibiliza os telefones (79) 3259 3645 e (79) 3216 2677. Um serviço de atendimento para a população, com médicos e profissionais de saúde, 24 horas por dia.

Com Informações da Agência Sergipe de Noticias

Comentários