Servidores barram entrada e saída da Prefeitura em Aracaju

Servidores da saúde da zona Sul de Aracaju realizaram um ato em frente à prefeitura do município, impedindo a entrada e a saída do órgão. Ao tentar entrar na Prefeitura, manifestante diz ter sido agredida por comandante da Guarda Municipal. Servidores estão incoformados com data anunciada para pagamento dos salários atrasados. Na porta, manifestantes clamavam por providências.
Na porta, manifestantes clamavam por providências (Fotos: Portal Infonet)
Na porta, manifestantes clamavam por providências (Fotos: Portal Infonet)
Representando a categoria, o servidor Wellington Nascimento Filho informou que eles ainda não decretaram greve, mas precisam cobrar os salários porque estão sendo prejudicados. “Só irão nos pagar no dia 31 de outubro. Quando depositam nossos salários, eles não vêm com os juros dos atrasos, mas nós temos que pagar juros de mora e multa dos empréstimos consignados e já vamos em 60 dias de salários atrasado”, ressalta.
Agressão
Durante o ato, a auxiliar de enfermagem Roseane Almeida alegou ter sido agredida por um integrante da guarda municipal. “Passei na frente de uma pessoa que não é funcionária, e ele [o guarda] abriu o portão e me empurrou para a pessoa entrar”, disse.
Impedida de entrar
Quando a equipe de jornalismo do Portal Infonet chegava à prefeitura, uma servidora pública que não participava do ato estava reclamando de ter sido impedida de entrar no ógão. “Vim andando da Hermes fontes pra cá e não pude ser assistida. Sou funcionária, estou trabalhando, não aderi à greve e não me deixaram entrar. Vim fazer um requerimento e não pude entregar meu documento. Eles não respeitaram nem meu filho que é uma criança”, alegou Luciana Vieira. A servidora está sem receber salário há 20 dias.
Outros Atos
Nessa manhã, outro ato de servidores da saúde também foi registrado no Hospital Nestor Piva. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde de Sergipe (Sintasa), a categoria também está inconformada com a data definida para o pagamento dos salários e vai continuar se mobilizando.
Prefeitura
Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Aracaju, que alegou que o secretário da Fazenda se reuniu na última quarta, 19, com o Tribunal de Contas do Estado. Na reunião, ficou definido que o pagamento será feito no dia 31 de outubro. Também ficou acordado que a Secretaria da Fazenda entraria em contato com o TCE para definir um cronograma de pagamento dos servidores.
Quando à agressão da Guarda Municipal à manifestante, a assessoria informou que alguém do grupo agrediu uma funcionária da prefeitura quando ela tentou entrar no órgão e a GMA precisou intervir. Sobre a entrada e a saída de pessoas da Prefeitura, foi informado que a Guarda Municipal não está impedindo a entrada, mas fiscalizando os portões com cautela.
Informações do Portal Infonet Noticias.

Comentários