Cope prende integrantes de quadrilha de clonagem de cartões bancários

Na tarde de ontem, esquipes de investigação do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) prenderam os cearenses Francisco Rogervario Gonçalves Sales, 38 anos, e Francisco Leite de Souza, 30 anos, quando tentavam retirar um equipamento conhecido popularmente como “chupa cabra” de uma unidade de rede de supermercados no bairro Jardins.
Foto: SSP/SE
Foto: SSP/SE
A investigação que tramita há seis meses começou com um golpe aplicado em meados de 2016 que gerou um prejuízo de mais de meio milhão de reais após dois ataques dos golpistas.
O golpe consiste em instalar equipamentos clandestinos em terminais de auto atendimento bancário para a captação dos dados dos cartões bancários para posterior clonagem. Após a clonagem dos cartões, os golpistas voltam para realizar saques com os cartões falsificados.
Na manhã de ontem, as equipes de investigação identificaram a instalação de um equipamento em uma loja de supermercado no bairro São José.
Durante a investigação, foram analisados pontos de convergência da atuação da quadrilha e elencados lugares de maior risco para novos ataques, dentre eles, uma das unidades de uma grande rede de mercados no bairro Jardins.
Considerando a vulnerabilidade deste local, após a identificação da instalação do primeiro chupa cabra e a confirmação de que a quadrilha estava atuando no Estado, os investigadores se deslocaram para o local apontado como de maior risco, onde encontrou dois indivíduos em flagrante retirando um segundo chupa cabra.
Interrogados, os indivíduos confessaram a autoria do crime e a participação na quadrilha em investigação, atuante no Estado de forma reiterada.
O Cope destacou que ambos os conduzidos possuem outras passagens anteriores pelo mesmo crime, sendo essa uma grande dificuldade no combate aos crimes desta natureza. Por ser crime praticado sem violência, os meliantes progridem para liberdade provisória com facilidade. Especialistas na arte de fraudar, voltam a reincidir.
O Cope destacou ainda que os meliantes são pessoas de amplo conhecimento na área de tecnologia e que vivem um alto padrão de vida, esbanjando o dinheiro aferido com os golpes.
Dois equipamentos de chupa cabra foram apreendidos e serão periciados para colheita de imagens. Com a apreensão dos equipamentos, evitou-se o envio das informações captadas de forma ardilosa para a quadrilha e a clonagem dos cartões que tiveram os dados captados.
As investigações continuam no sentido de identificar todos os indivíduos que atuaram no estado nos golpes mencionados.
Da SSP/SE

Comentários