Operação “Néftis” resulta em prisão de criminosos que agiam no Baixo São Francisco

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Propriá, desencadeou na madrugada desta quinta-feira, 26, uma operação, intitulada  “Néftis”, visando o cumprimento de sete mandados de prisão e 12 de busca e apreensão de criminosos envolvidos com tráfico de drogas, homicídios e roubos na região do Baixo São Francisco.
presos na operacao neftis SE Noticias
Foto: SSP/SE
Segundo os delegados João Eduardo e Antônio Wellington, da Regional de Propriá, a operação foi deflagrada após três meses de levantamento e buscas de provas que constatassem crimes organizados, como assaltos e assassinatos na região do Baixo São Francisco.
No total, foram efetivados 6 dos 7 mandados de prisão expedidos pela justiça. Foram presos: Dalvan Pinto Ribeiro, indiciado por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e comércio ilegal de arma de fogo; Hélio Vieira Santos Silva, por porte ilegal de arma de fogo; Luiz Carlos Correia S. Junior por dois homicídios;  Marcos André França e Aurélio de França, pai e filho, ambos indiciados por homicídio.
Durante as diligências, outro alvo da investigação, identificado como Ítalo Sávio Pinto de Oliveira, acabou entrando em confronto com a polícia após a ordem de prisão. Na ocasião, ele acabou alvejado, vindo a óbito.  Além deles, Vinícius Bezerra dos Santos, está foragido e é procurado por  cinco homicídios  e uma tentativa de latrocínio.
Na operação, foram apreendidas quatro armas de fogo, sendo três revólveres e uma espingarda calibre 12; uma arma branca; além de várias munições e drogas. “Nós fizemos um levantamento do tráfico e dos homicídios realizados na região e entramos com os pedidos de mandados para que fossem cumpridos no mesmo dia. A participação da população foi importante, uma denúncia nos levou a residência de um dos homens onde se encontrava a maioria das armas. Descobrimos, inclusive, que eles chegavam a alugar armas para que outros realizassem homicídios, ou seja, estavam em busca de uma articulação maior. As investigações continuam para que todos os envolvidos com os crimes sejam levados à justiça”, explica o delegado João Eduardo.
Equipes envolvidas
Participaram da operação equipes da Delegacia Regional de Propriá, da Delegacia Regional de Estância, do Grupo Especial de Repressão e Busca (Gerb) e do Grupamento Tático Aéreo. “ Sessenta homens foram utilizados na operação desta madrugada, inclusive membros do Grupamento Tático Aéreo (GTA), por conta do alto grau de periculosidade dos criminosos. Todos são investigados por mais de um homicídio realizado na região ou já possuem passagem pelo sistema prisional. Eles costumavam agir com bastante violência e realizaram crimes que tiveram repercussão regional, como por exemplo uma série de roubos a caminhões na BR 101 e a execução de um desafeto com tiros e facadas. Então, a prioridade era tirar esses homicidas das ruas” ressalta o delegado Antônio Wellington.
Da SSP/SE

Comentários