Credenciamento do Garantia Safra foi prorrogado até este domingo, 26

Foi prorrogado até este domingo, 26, o credenciamento dos agricultores familiares no Programa Garantia Safra 2017/2018. Aqueles que tenham renda em torno de um salário mínimo, com produção de duas a 15 tarefas, ainda poderão se credenciar junto à secretaria de Agricultura de seu município, Emdagro ou Incra.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Para aderir ao programa, o agricultor precisa verificar se seu município participa do Garantia-Safra. Se for participante, o agricultor familiar deverá procurar o escritório local de assistência técnica ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região, no qual fez a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e fazer sua inscrição ao Garantia-Safra.
Depois desse passo, ele deve procurar a prefeitura municipal para receber um boleto no valor de R$ 17, que deve ser pago em uma agência da Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário, até a data limite posta no boleto. Com o pagamento efetuado, o agricultor terá realizado a adesão ao programa.
Os recursos são destinados àqueles municípios que aderirem ao programa e comprovarem perda de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou de outras culturas a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico. Eles receberão o benefício diretamente do governo federal, em cinco parcelas mensais. O percentual de aporte dos parceiros está organizado da seguinte forma: o agricultor entra com 2%, Município 6%, Estado 12% e União com complemento (no mínimo 40% inicial para garantir o processo).
Sergipe
Em 13 de fevereiro deste mês, 12.491 agricultores foram beneficiados com segunda parcela do Garantia Safra 2015/2016. O programa ofereceu um fôlego de R$2.123,47 para os pequenos produtores rurais de 19 municípios sergipanos: Aquidabã, Canindé do São Francisco, Frei Paulo, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Lagarto, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Porto da Folha, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo, Simão Dias e Tobias Barreto.
Em janeiro, o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), confirmou junto à Caixa Econômica Federal, o pagamento da primeira parcela do GS, que começou a ser paga a partir do dia 18 daquele mês. Na primeira fase, foram beneficiados 8.784 agricultores de 14 municípios sergipanos que tiveram perda de safra confirmada.
Com informações da ASN

Comentários