Farmácia da urgência do Ipesaúde oferece suporte no tratamento de pacientes


Foto: ASCOM/IPESAUDE


Receber solicitações e realizar liberação de medicamentos, de acordo com cada prescrição médica, estabelecendo uma dinâmica de controle do material utilizado e oferecendo suporte 24h e  contribuindo para a recuperação de cada paciente. Estas são algumas das características inerentes à farmácia do Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde (SPA), que é de extrema importância para o acolhimento dos beneficiários que buscam o serviço . Ao todo, 6 farmacêuticos e 5 técnicos realizam esse trabalho na unidade.

A farmacêutica do turno da manhã, Ana Francisca, falou sobre o funcionamento do setor. “Aqui trabalhamos com a dispensação de medicamentos para cada situação, sempre respeitando as orientações prescritas pelo médico responsável pelo paciente, que pode estar internado e precisando de materiais diariamente, como fraldas, higienização bucal, compressa, ou aqueles que buscaram a urgência para situações mais imediatas. O fluxo é intenso durante os turnos, mas conseguimos dar resolutividade às demandas”, conta.

Ainda de acordo com Ana Francisca, tudo deve estar alinhado não só com a equipe médica, como também com os demais setores. “A união entre todas as vertentes de atendimento é fundamental para a eficiência do nosso trabalho. A retirada dos medicamentos, por exemplo, pode ser realizada por técnicos, enfermeiros, médicos, mas nunca de maneira aleatória ou descompromissada, evitando inclusive interações medicamentosas. Como já comentei, a prescrição médica é seguida à risca e esse contato é imprescindível para o esclarecimentos de dúvidas em relação aos pedidos, como a necessidade de substituição de algum medicamento”, explica.

Manter a parceria com o setor de farmácia faz parte da organização adotada pelo SPA, que corrobora para ampliação da assistência e resolutividade, como explica a supervisora de enfermagem, Lyciane Donato. “Ficamos muito tranquilos com o trabalho que é desenvolvido pelos farmacêuticos do SPA, em relação ao andamento, conformidade e controle. Temos também uma relação essencial com o setor de almoxarifado, localizado na sede do Ipesaúde, através da qual  temos o suporte de materiais e medicamentos, inclusive os específicos, em virtude de alguma patologia que surja fora da rotina, além do trabalho dos colaboradores como um todo, nos mais variados setores que compreendem esta unidade”, disse. 

O Ipesaúde possui atendimento de urgência e emergência 24h, que funciona na Av. Desembargador Maynard, em Aracaju, anexo ao Hospital Cirurgia e dispõe de alas para pequenas cirurgias, estabilização, observação, enfermaria, Ortopedia e Ala Pediátrica, além de Ouvidoria. 

Fonte: Ipesaude

Comentários