Sorteio define clássicos da Copa do Nordeste 2020; o Confiança está no grupo B.


Sorteio define confrontos da Copa do Nordeste 2020 — Foto: Osmar Rios
Sorteio define confrontos da Copa do Nordeste 2020 — Foto: Osmar Rios

O pontapé inicial para a Copa do Nordeste 2020 foi dado na noite desta quinta-feira, em Aracaju-SE, com o sorteio dos grupos da competição regional. A primeira fase tem 16 equipes dos nove estados da região divididas nas chaves A e B. Ao todo, 108 jogos vão agitar o futebol nordestino em quatro fases.

Atual campeão do Nordeste, o Fortaleza está no grupo A, ao lado do Sport, que volta a disputar o torneio após dois anos. Campeão sergipano deste ano, o Freipaulistano será o estreante da próxima edição.

O grupo A tem Bahia, Sport, Fortaleza, CRB, ABC, Freipaulistano, Botafogo-PB e River-PI. Essas equipes vão enfrentar no grupo B: Vitória, Santa Cruz, Ceará, CSA, América-RN, Confiança, Náutico e Imperatriz.

O presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, destacou que o formato da competição busca valorizar os clássicos nordestinos já na primeira fase. Isto porque a dinâmica do sorteio não permite que times do mesmo estado fiquem juntos no grupo. A exceção neste caso é Pernambuco, que tem três representantes na disputa do próximo ano.

- A ideia é proporcionar diversos clássicos, como Bahia x Vitória, ABC x América, Fortaleza x Ceará, e por aí vai. Teremos em campo as camisas pesadas do futebol nordestino. É um formato que gera mais receitas para os clubes e aumenta a média de público - afirmou Eduardo Rocha.

Formato
As três primeiras fases são disputadas em apenas jogos de ida. Na primeira fase, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final (1ºA x 4ºA, 1ºB x 4ºB, 2ºA x 3ºA e 2ºB x 3ºB). Nesta fase, os dois primeiros de cada chave têm direito ao mando de campo. Isso se repete nas semifinais. Só as finais acontecem em duelos de ida e volta.

Fonte: Globo esporte/SE

Comentários