Manifestantes fazem ato na Orla contra os vazamentos de óleo


Performance artística aconteceu no último domingo, 21, na Orla (Foto: Bárbara Vazquez)

Manifestantes foram à Orla de Atalia protestar contra os recentes vazamentos de óleo que vêm acontecendo em algumas praias do litoral do nordeste no último domingo, 20. Segundo o ator Audevan Caiçara, um dos idealizadores do ato, a performance foi intitulada de “Inflamáveis” e buscou estimular uma profunda reflexão no tocante aos danos causados ao meio ambiente.

“Começamos nossa caminhada nos Arcos da Orla, depois seguimos para algumas faixas de areia da praia, passamos na Passarela do Caranguejo e terminamos na Cinelândia”, resume o roteiro da performance artística, Audevan Caiçara. Ele explica que a tintura preta é proveniente do mel de cabaú e carvão, que são produtos biodegradáveis e solúveis em água. “Fomos caminhando em silêncio. Não dissemos nada porque queríamos que as pessoas recorressem às suas memórias e encontrasse o porquê de estarmos ali”, afirma.

Durante quase duas horas de performance Audevan destaca que o ato artístico foi bastante abraçado pelos populares e banhistas. “Foi um ato pacífico. Muitos entenderam a mensagem e começaram a gravar, tirar fotos e aplaudir”, destaca. Ainda segundo ele, o ato artístico, além de um cunho ambientalista, buscou colocar em debate questões referentes ao desastre ambiental. “O papel da arte é provocar o aumento de discussões. Hoje de manhã recebi mensagens de um professor que usou nossas fotos durante uma aula de performance artística. Um povo não pode existir sem a sua arte”, acrescenta.

Fonte: João Paulo Schneider/Infonet

Comentários