Chuvas: Defesa Civil Estadual atende ocorrência de inundação em Laranjeiras

Foto: ASN

Equipes do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) foram mobilizadas, nesta quarta-feira, 20, para atender ocorrência de estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o município de Laranjeiras, na Grande Aracaju. O rio Cotinguiba transbordou, provocando inundações em alguns pontos da cidade. Moradores tiveram que deixar suas casas. 

“Ainda não temos informações sobre número de pessoas desalojadas e desabrigadas pelas chuvas no município. A defesa civil municipal está fazendo esse levantamento e avaliação para devidas providências”, explica o diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), major Luciano Queiroz.

A Defesa Civil Estadual atuou em parceria com a Defesa Civil do municiípio e o Corpo de Bombeiros. “Os bombeiros já estão atuando no local na retirada das pessoas e o rio já baixou bastante o que ajuda também nas ações. A prefeitura disponibilizou duas escolas para abrigar as pessoas. O momento é de salvaguardar vidas e tomar as devidas providências para que todas que estejam em áreas de risco saiam de suas casas e fiquem em lugar seguro”, explica o major Luciano Queiroz.

Técnicos da Defesa Civil Estadual também avaliaram in loco a situação da barragem Jacarecica II, que fica entre os municípios de Riachuelo e Malhador. “A barragem não encheu completamente, porém está menos de um metro para transbordar, portanto vamos solicitar a equipe da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, (Serhma) para seguir realizando o monitoramento”, alerta o major.

Previsão do Tempo

O Departamento de Meteorologista da Superintendência Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), vinculada à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), emitiu um alerta sobre as condições do tempo para os próximos 15 dias em Sergipe. Em todo território brasileiro existe alerta de chuvas, mas o que chama atenção são os altos níveis de precipitação em praticamente em toda região Nordeste, durante o período de 18 a 25 de maio. 

Dados do Boletim do Tempo de hoje, 20, divulgado pelo Centro de Análises e Previsão de Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas – CMT informa alta densidade de circulação de nuvens por todas as regiões do estado, e ainda uma vasta área de instabilidade sobre as mesorregiões Leste, Baixo São Francisco e parte da Grande Aracaju e Agreste Central. Caracterizando tempo predominantemente nublado com possibilidade de pancadas de chuvas nessas áreas.

 Nesta quarta-feira, 20, a tendência sugere que o tempo fique predominantemente nublado e com precipitações em todo estado, os maiores índices tendem a ocorrer no Sul, Centro Sul e Grande Aracaju onde podem ocorrer chuvas na faixa de 20mm à 50mm. Já na quinta-feira, 21, é provável o tempo fique predominantemente nublado durante toda madrugada, dia e noite, com ocorrência de precipitações leves em todas as mesorregiões do estado, os maiores valores podem ocorrer em pontos no Agreste Central com até 20mm.

Sexta-feira, 22, é provável que o tempo permaneça predominantemente nublado durante toda madrugada, dia e noite, com ocorrência de precipitações leves e bem distribuídas nas mesorregiões do Alto Sertão, Agreste Central, Centro Sul e Sul Sergipano.  

No sábado, 23, é provável que tenhamos tempo predominantemente nublado durante toda madrugada, dia e noite, com ocorrência de precipitações leves e bem distribuídas nas mesorregiões do Agreste Central e Sul Sergipano.

A Defesa Civil alerta para que caso ocorra alguma situação de risco por causa das chuvas ligar para 199, ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

Da ASN.

Comentários