Retomada do turismo começa a ganhar força em Sergipe

Foto: Divulgação Fan f1



Um dos setores mais afetados com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus foi o turismo. Após meses de atividades paradas, o segmento começa a retomar suas atividades em Sergipe e o movimento na rede hoteleira, nos bares e em restaurantes começa a aumentar.

De acordo com a Empresa Sergipana de Turismo (EMSETUR), foi encaminhado para as principais agências de viagens e de turismo do Brasil um relatório com as informações sobre a atual situação do estado em relação à pandemia de Covid-19, documento que apresenta os dados que apontam Sergipe como o estado com menor índice por contágio do país.

Também foi anexado ao documento os índices positivos na segurança pública do estado. Os dados divulgados pelo Centro de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública (Ceacrim/SSP), apontam uma redução de 8,2% no número de mortes violentas no comparativo ao mesmo período do ano passado. Já em comparação ao ano de 2016, essa redução foi de 56,7%.

Ainda de acordo com a EMSETUR e a SSP, esses dados colocam Sergipe como um dos estados mais seguros do país para se fazer turismo atualmente.

Outra medida inédita adotada pelo governo foi o acordo com agências de viagens do Brasil, que devem trazer turistas para o estado através do “Block Charter“. Com essa estratégia, as agências de viagem e turismo compram antecipadamente assentos em voos para períodos de alta estação e preenchem esses assentos com a venda de pacotes turísticos completos.

A Secretaria de Estado está realizando também uma campanha de divulgação nas redes sociais sobre os atrativos turísticos sergipanos para os estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Com base em pesquisas, o governo identificou que o turismo regional deve ser o “boom” neste processo de retomada do setor.

A normalização dos voos para o estado é outro fator que contribui com o retorno do turismo. Além disso, protocolos e medidas sanitárias foram estabelecidos para garantir a segurança sanitária para os turistas, como o “Selo de Turismo Responsável”, que apresenta padrões de segurança a serem adotados pela rede hoteleira, bares e restaurantes.

Em entrevista ao portal Fan F1, o guia de turismo Werllen Moura contou como tem acontecido na prática essa retomada das atividades.

“Nós ,guias, já recebemos uma capacitação promovida pelo EMSETUR e com a abertura de pontos turísticos do estado, como a Croa do Goré, o Parque dos Falcões, Xingó e a Praia do Saco, por exemplo, esse é o sinal verde de que podemos voltar ao trabalho, obedecendo todos os protocolos sanitários”, contou Werllen.

O guia comentou também que já percebe a mudança de comportamento nos turistas, que antes da pandemia costumavam frequentar bares e restaurantes lotados e atualmente optam por alternativas de passeios privativos, com transportes e locais onde frequente somente eles e os seus acompanhantes.

“Os turistas estão viajando porque já se sentem seguros. Simplesmente pelo fato de se aventurarem em viagens em um período conturbado, como esse, comprova isso. Mas, claro, eles seguem as medidas sanitárias como uso de máscaras, álcool em gel e desenvolvem normalmente as atividades turísticas se adequando aos novos protocolos”, pontuou o guia.

Fonte: Fan f1

Comentários