Com aprovação de PL, Festa do Mastro torna-se patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe

 

Foto: Alese

Projeto de Lei proposto pelo Deputado Francisco Gualberto (PT), que torna a Festa do Mastro como o patrimônio Cultural  Imaterial do Estado foi aprovado com unanimidade na Assembleia Legislativa. Uma tradição no município de Capela, a festividade costuma movimentar, em um contexto de não pandemia, o turismo, a economia e empregos temporários diretos e indiretos na região.

Em entrevista ao programa Sergipe Verdade, da rádio SIM FM, nesta quinta-feira, 20, Gualberto mostrou-se um admirador da tradição e destacou importância do PL para a manutenção de vínculo dos cidadãos com a cultura local durante a pandemia.

“Sou um admirador do folclore e da arte do meu estado e do Brasil, e temos sentido muita dor durante esta pandemia, pois não podemos participar destes eventos. A Festa do Mastro representa uma forma de valorizar a cultura de Sergipe. Esperamos que as pessoas tenham o cuidado para que em breve possamos voltar a participar deste evento in loco”, disse o deputado.

A tradicional Festa do Mastro, que marca do dia de São Pedro na cidade de Capela, ocorre desde 1939, completando neste ano, 82 anos de existência. A dinâmica do festejo tem início no fim do mês de Maio, quando se “acorda” o espiríto junino e se faz um cortejo, seguida de mais duas etapas e finalização no dia 29 de junho, quando ocorre a festa da lama e o içamento do Mastro.

Fonte: Fan F1.

Comentários