Samu celebra 19 anos com exposição sobre a história do serviço em shopping de Aracaju

Foto: Valter Sobrinho/SES.

 

Nesta quinta-feira, 8, o Samu Sergipe 192 completa 19 anos atendendo a população sergipana e salvando vidas. Para celebrar e relembrar os grandes momentos que marcaram a história desse serviço tão importante, foi montada uma exposição no primeiro piso do Shopping RioMar que segue até sexta, 9 de julho.

“Tivemos a ideia de, em  2021, já que o Samu completa 19 anos, fazer uma retrospectiva de toda  a história do serviço nesses anos. A gente  sabe que o Samu teve duas fases importantes. Primeiro foi a fundação em 2002 em Aracaju,e, depois, em 2006 houve uma fusão do Samu Aracaju com o Sergipe, que é hoje o modelo atual. Então são 19 anos dessas duas fases incríveis", explica a coordenadora técnico-assistencial, Erica Junqueira.

A coordenadora destaca com muita felicidade a honra em ser uma ‘samuzeira’ e ajudar a salvar vidas. “Primeiramente, é extremamente emocionante, eu acho que não tem nenhum samuzeiro, nenhum profissional que vista  o macacão e que não  se sinta extremamente emocionado. Esse sentimento é porque vimos o Samu crescer e toda a construção dessa história. A  nossa satisfação é ver o resultado positivo junto à população, quando você reúne todos esses cenários e ver que em 19 anos só tivemos estratégias  que vieram  a corroborar com a saúde da população. Estamos trazendo todas essas ações de extrema importância, para que a gente aproxime ainda mais a população do serviço”, destaca.

O evento contempla exposição de uniformes, equipamentos, motolâncias, fotos e vídeos institucionais e das atividades promovidas pelo Núcleo de Educação Permanente e vem chamando a atenção de adultos e crianças, como é o caso de Sandra Mara, que estava passando pelo local e logo se interessou em ver e ouvir as histórias. “Tudo muito interessante, estou com minha sobrinha de 7 anos, que também achou a exposição incrível. Além das histórias, os profissionais falaram sobre primeiros socorros e  passaram vídeos”, disse.

Pedro Henrique Reis Goes, de 11 anos, também aprovou a ação. Ele, que tem mãe profissional de saúde, ficou maravilhado com tudo que foi exposto, desde os fardamentos, até as motolâncias. “Explicaram sobre os cuidados com a saúde e eu achei tudo muito legal”, salienta o garoto.

Na sexta-feira, a exposição continua e trará também diversas simulações para o público como parada cardíaca, simulação de pacientes com obstrução, com engasgo, entre outras.

Da ASN.

Comentários