Realização da Expo Verão 2023 na Orla da Atalaia aquece a economia sergipana

 


Considerada a maior feira multissetorial de Sergipe, a segunda edição da Expo Verão tem movimentado a praça de eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju. Nessa edição, o evento, que tem o apoio do Governo de Sergipe e do Banco do Estado de Sergipe (Banese), expõe 182 estantes, distribuídos em quatro eixos temáticos: gastronômico, econômico, turístico e cultural, atraindo ainda mais a população e potencializando a economia.


Em visita à feira, na noite dessa sexta-feira, 6, o governador Fábio Mitidieri deu destaque ao estande da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que apresenta os roteiros turísticos locais aos visitantes. Para ele, uma forma de valorizar ainda mais as belezas de Sergipe. “Participar de um evento como esse está dentro daquilo que nós nos prontificamos a fazer dentro da nossa gestão, fomentando o turismo e gerando emprego. Essa captação de novos eventos é uma busca ativa que determinei aos secretários, para Sergipe continuar crescendo”, frisou o governador. Vários secretários de Estado acompanharam Fábio durante a Expo Verão, entre eles a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri; e os secretários da Casa Civil, Jorginho Araujo, e do Gabinete do Governador, Tiago Andrade.


Com uma equipe composta por cerca de dez pessoas na noite desta sexta-feira, 6, além da distribuição de folders, que ilustram os roteiros turísticos de Sergipe, no local foi colocado um balcão com agência de receptivo, voltado à negociação de pacotes turísticos e à exposição e comercialização de peças do artesanato sergipano, a exemplo da renda irlandesa, fabricada no município de Divina Pastora. 


Importância

A professora aposentada Eliana Cerqueira, baiana que visita Sergipe pela segunda vez, parabenizou os organizadores. “Com um evento como esse, a gente conhece a cultura, descobre pontos turísticos do estado e nos apresenta especificidades dos nossos vizinhos”, disse.


O servidor público e educador físico Adriano Carvalho reforçou a importância do evento também para os próprios aracajuanos. “Muitos não conhecem os belos locais de Sergipe, então além de movimentar a economia, esse evento mantém a cultura viva e apresenta nossas riquezas”, garantiu.


Eixos

Os 18 dias de realização do evento oportunizarão uma retomada do crescimento pós-pandêmico, promovendo um espaço de conexão entre todos os participantes, que terão a possibilidade de expandir o seu negócio, e os sergipanos e turistas que visitam o espaço de compra e lazer.


“A expectativa é superar o número de 150 mil pessoas durante os 18 dias de evento. É um momento de atrair as pessoas que estão transitando em Aracaju e que estão de férias e, com isso, gerar negócio, movimentando o turismo e aquecendo a economia”, falou o idealizador do evento, Alexandre Porto.


No Eixo Econômico estão expostos estandes de artesanato, arte em gesso, porcelana e tapeçaria, arte em madeira, produtos para bem-estar e espiritualidade, joias, acessórios e produtos da cultura Geek. Para Lucy Rodrigues, essa é uma grande oportunidade de valorizar o seu comércio.


“Essa é a segunda vez no ano que eu participo de um evento dessa magnitude, é muito importante, pois o retorno fica para sempre. Essa é uma oportunidade única, porque você consegue abranger e divulgar o seu produto, com uma linguagem mais próxima e acessível ao povo”, disse a artesã.


Quem também se maravilhou com a variedade de opções que encontrou no evento foi a farmacêutica Tainá Santos. A mineira não deixou de garantir suas compras e degustar de sabores específicos dos sergipanos. “Já comprei um chapéu e estou maravilhada com esse evento. Bem interessante também para fazer uma imersão na cultura do estado, que é bem diferente do meu. Então eu vim para cá conhecer a culinária, os pontos turísticos, a vestimenta e as expressões artísticas de Sergipe”, finalizou.


Programação diversificada

A Expo Verão segue sua programação e terá a realização de eventos paralelos. Estão programadas a exposição de carros antigos de 9 a 12; edição especial da Feirinha da Gambiarra, nos dias 7 e 8; e Mostra sobre Preservação Ambiental em parceria com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), de 16 a 18 de janeiro.


Nos dias 19 e 20, em parceria com o Ferreira Costa Home Center, será realizada a Mostra de Decoração e Mesa Posta; e nos dias 21 e 22 será a vez da Mostra Sergipana de Artesanato e Gastronomia. 


Também haverá desfile pet, concurso de cosplay, apresentações teatrais e realização do Projeto Novos Talentos, espaço destinado a revelar diversos e extraordinários artistas que ainda são anônimos.


Fonte: ASN.

Comentários